Uma pessoa é furtada a cada 1 minuto e 47 segundos na cidade de São Paulo; foram 803 ocorrências por dia entre janeiro e maio
01/07/2025
(Foto: Reprodução) Levantamento da Secretaria de Segurança Pública aponta alta de 4% nos furtos na capital em relação ao mesmo período de 2024. Uma pessoa é furtada a cada 1 minuto e 47 segundos na maior cidade do país
Uma pessoa é furtada a cada 1 minuto e 47 segundos na cidade de São Paulo. O dado vem do levantamento da Polícia Civil considerando de janeiro a maio deste ano, quando ocorreram, em média, 803 furtos por dia na capital – um aumento de 4% em relação ao mesmo período de 2024.
Nos cinco primeiros meses de 2025, foram registrados 120.535 casos desse tipo, ou 33 a cada hora, segundo a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP).
A Sé é uma das regiões da cidade que apresentaram aumento médio maior que o da cidade em geral nas ocorrências de furto em 2025. Ali, elas cresceram 17% de janeiro a maio, sendo registrada uma média de 28 furtos por dia.
No Tatuapé (Zona Leste), a alta foi de 14%; no Campo Belo (Zona Sul), de 10%. Pinheiros (Zona Oeste), por sua vez, computou elevação de 3%, com média diária de 27 furtos.
Foram 803 ocorrências por dia, em média, na capital
Reprodução
Resposta mais efetiva
Rafael Alcadipani, membro do Fórum Brasileiro de Segurança Pública e professor da FGV-SP, alerta que o furto não deve ser tratado como um crime de menor importância, sendo necessária efetividade nas investigações.
“Geralmente, o furto é tratado como uma coisa menor porque não existe a violência no ato, que é característica do roubo, mas as pessoas perdem quantias vultosas e coisas da vida inteira delas [nos furtos]”, diz.
“Precisamos que as investigações se aprimorem e de mais investimentos da Secretaria de Segurança Pública na polícia de investigação e na Polícia Civil, para conseguir dar uma resposta mais efetiva para esse tipo de problema.”